Política

Conselheiro da BYD descarta entraves com a Ford e promete anúncio de planta industrial nos próximos dias

Na manhã desta terça-feira foi realizado o anúncio de implantação da fábrica

Yuri Abreu/Salvador FM
Yuri Abreu/Salvador FM

Conselheiro multinacional da BYD, Alexandre Baldy negou a existência de entraves com a Ford na negociação da fábrica de Camaçari. Segundo ele, as duas empresas estão conversando e seguindo todas as especificações previstas na legislação e novidades virão nos próximos dias.

“Não existem entraves! O que existe são tratativas entre duas empresas privadas de modo transparente pela preservação, como assim a legislação, sobretudo de duas empresas multinacionais que qualquer tratativa que se dão entre privados, se torna necessário. Portanto, como disse aqui e repito: dentro de alguns dias este anúncio será feito da localidade da planta industrial na cidade de Camaçari […] Dentro de alguns dias esse anúncio será dado de modo muito transparente pra que nós tenhamos anúncio da onde a planta do nosso complexo tecnológico será realizado”, afirmou Baldy em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (4).

O conselheiro pontuou ainda que os investimentos estaduais foram um dos mais competitivos da história e prevê os investimentos no setor tecnológico e automotivo no solo baiano.

“A reivindicação ao governo federal é para que nós tenhamos incentivos para tornar o estado da Bahia e a planta tecnológica da BYD tão competitiva quanto as outras que estão instaladas no Nordeste, que investem no Nordeste, que geram empregos no Nordeste para que a gente possa comercializar os nossos carros em todo o solo brasileiro e também em toda América Latina”, defendeu.

Na ocasião, Alexandre Baldy detalhou que o projeto de implementação da BYD com complexo industrial tecnológico será feito em fases.

“Essa primeira fase compreende os investimentos de mais de R$3 bilhões para geração de emprego. A implantação da sua planta industrial está dada na cidade de Camaçari e o nosso objetivo é que, concretizando essa parte legal, nós tenhamos no último trimestre de 2024 a nossa planta na Bahia o primeiro carro comercializado BYD no Brasil”, projetou.

Ainda durante o evento de anúncio, o conselheiro destacou o compromisso do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues com o novo modelo de desenvolvimento tecnológico e sustentável, que conta com a energia renovável.

“Nós percebemos com o esforço do presidente da República, Lula, e do governador do Estado, Jerônimo, o compromisso com a proteção ao meio ambiente e com as práticas sustentáveis, mesmo que com o consumo de bens duráveis. Portanto, é este compromisso da BYD com o planeta. Assim como nós replicaremos todos os nossos mais avançados procedimentos, para produzir o mais moderno que são os nossos veículos elétricos que podem permitir que nós possamos promover a proteção ao meio ambiente, possamos promover preços acessíveis a carros com muita tecnologia, com muitos acessórios e que nós possamos promover o preço que estamos acostumados a encontrar em carros econômicos”, destacou.