A senadora Damares Alves (Republicanos) desembarcou em Salvador para participar de um ato político em solidariedade à vereadora Ireuda Silva (Republicanos) nesta segunda-feira (03). Denominada #TomePartidoPorElas, a mobilização ocorre no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal nesta tarde.
A manifestação acontece após a vereadora ser alvo de ataques racistas e machistas após a aprovação do Projeto de Lei que definiu um reajuste de 8% para os servidores municipais. Ao deixar a Câmara, Ireuda Silva foi cercada por um grupo de professores do município que proferiu os insultos.
Além da ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, outras 15 mulheres participam do ato, que tem dimensão nacional. O presidente do Republicano, deputado federal Márcio Marinho, também participa do ato. Outro quadro político que também participa do evento é a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT)
Durante a abertura do ato público, Ireuda Silva relembrou os ataques sofridos. “Eu votei em 8%, assim como todos os vereadores. Ao final da sessão, saíram outros vereadores, inclusive o vereador [Alexandre] Aleluia. Um homem empunhou o dedo e gritou: ‘você votou’. Eu me senti insignificante. Eu não posso minimizar aqui o que é algo tão profundo. Eu não estou generalizando a categoria. Eu estou relatando um pequeno grupo que tem a responsabilidade de cuidar dos nossos filhos. Eles me agrediram moralmente”, relembrou.
O caso está sendo investigado pelo Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres do Ministério Público da Bahia (MP-BA).