O vereador de Salvador, Henrique Carballal (PT), confirmou que vai se licenciar do mandato para se dedicar exclusivamente para a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Segundo o petista, o pedido foi do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Com isso, o suplente Randerson Leal (PDT), filho do deputado estadual Roberto Carlos (PV), assume a cadeira na Câmara de Salvador, na próxima semana.
“O governador quer que o meu trabalho fique focado apenas na CBPM, devido a importância que possui no ramo da mineração para o desenvolvimento econômico da Bahia. Ele também teve essa atitude em respeito ao colega Randerson Leal, que vai assumir o meu lugar a partir de agora na Câmara e que Jerônimo espera que honre esse mandato, com a certeza da sua tradição política na defesa dos interesses da população de Salvador, sendo ferramenta para estabelecer uma parceria política entre o governo do Estado e a capital baiana”, disse Carballal ao site Política Livre, nesta sexta-feira (30).
O petista poderia acumular a função de vereador mesmo à frente do órgão, já que o governador anulou uma restrição prevista em outro decreto, de 2018, que proibia a nomeação de membros do Poder Legislativo, como vereadores e deputados, para cargos de liderança em empresas estatais. No entanto, aguardava a própria decisão de Jerônimo.