Política

Banzaê: população cai e prefeita diz que Censo não representa a realidade 

"Teve muitas falhas. Não está [representando a realidade], de forma nenhuma. Estou lhe dizendo. Só na área indígena temos mais de 3 mil pessoas. Hoje, se fizer contagem pelo SUS, que é o número que temos, passamos de 14 mil, quase 15 mil habitantes. Isso é algo que é feito pelo agente comunitário", apontou.  Jailma disse que empreendeu esforços para ajudar na contagem da população e preparou os cofres da cidade para o impacto orçamentário que a redução populacional representa.

Reprodução / Youtube
Reprodução / Youtube

Prefeita da cidade baiana de Banzaê, Jailma Dantas (PT) viu a população da sua cidade cair mais de 6%, segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, em 12.854 banzaêense. Hoje, de acordo com o IBGE, são 11.958. Segundo a petista, o dado não representa a realizade. 

"Teve muitas falhas. Não está [representando a realidade], de forma nenhuma. Estou lhe dizendo. Só na área indígena temos mais de 3 mil pessoas. Hoje, se fizer contagem pelo SUS, que é o número que temos, passamos de 14 mil, quase 15 mil habitantes. Isso é algo que é feito pelo agente comunitário", apontou. 

Jailma disse que empreendeu esforços para ajudar na contagem da população e preparou os cofres da cidade para o impacto orçamentário que a redução populacional representa. "Ainda bem que tomamos medidas através da UPB para que o município não tenha uma perda. Foram mais de 2 mil municípios que perderam população. Chegamos junto, tentamos mobilizar o pessoal para que as pessoas pudessem atender o IBGE, mas muita gente não quis participar. Preocupada com tudo isso, estive em Brasília, e isso já foi votado na Câmara, Senado e sancionado pelo Presidente, para essa perda de receita ser fracionada em 10 anos", disse. 

Confira, abaixo, a entrevista completa: