O secretário da Casa Civil do governo Jerônimo Rodrigues (PT), Afonso Florence, pode deixar a pasta que assumiu em definitivo há menos de cinco meses. Reeleito em 2022 como deputado federal, o também petista se licenciou da Câmara para assumir o desafio no Executivo estadual.
A expectativa, nos bastidores, é a de que ele não deixe a gestão, assumindo um cargo na Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), atualmente ocupada por Cláudio Peixoto. Contudo, a possibilidade ainda é considerada remota. Outro destino poderia ser a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), cujo titular é Eduardo Sodre, Esta chance é vista como ainda mais improvável.
Caso as articulações em torno de Florence – que ainda tem muito prestígio junto a Jerônimo – não tenham êxito, o parlamentar licenciado terá de retornar à Brasília e, com isso, o atual ocupante do posto, Josias Gomes (PT), voltaria à suplência.
Por outro lado, em meio a esse xadrez político, quem poderia retornar ao Governo do Estado é Marcus Cavalcanti, ex-titular da Seinfra. Atualmente, ele está como secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da gestão Lula (PT), em Brasília.
A reportagem do Portal Salvador FM tentou contato com Afonso Florence ao longo de toda a manhã desta quinta-feira (29), mas não obteve êxito.