A operação do novo sistema de transporte de Camaçari teve início nesta segunda-feira (26). Com 35 linhas em funcionamento, sendo 25 destinadas à sede e 15 à costa, os ônibus passam a circular das 4h30 às 22h40 nos dias úteis, beneficiando milhares de pessoas, incluindo o direito à meia passagem para estudantes e a gratuidade para idosos.
O Superintendente de Trânsito e Transporte de Camaçari, Hélder Almeida, destacou o início da operação do novo sistema, ressaltando os benefícios que ele trará para a população. "Hoje é um dia histórico para Camaçari. Após meses de planejamento e trabalho árduo, estamos felizes em anunciar o início da operação do novo sistema de transporte. Essa conquista representa um avanço significativo para a mobilidade urbana do município e proporcionará maior comodidade e eficiência para todos os cidadãos", salientou.
Durante os primeiros dias de circulação, conforme ressalta Hélder, serão feitas observações acerca do funcionamento do sistema, e, conforme o comportamento da população, a superintendência poderá efetuar alterações de horários, ampliar a frota, modificar ou criar outros roteiros, na perspectiva de atender às necessidades das pessoas. A STT assegura que será feito o monitoramento da operação para analisar possíveis obstruções viárias, bem como o acompanhamento do andamento de toda a frota.
Hélder Almeida pontuou que o início da operação do sistema é o momento de adaptação e ajustes. “Agora as coisas estão funcionando, os ônibus já estão nas ruas da sede e da costa. Esperamos que a população abrace o transporte coletivo e que possam aproveitar. A cada dia que passa vamos melhorando o sistema Vai Camaçari, e buscando melhorar a mobilidade urbana no município”, ressaltou.
Integração – Sobre a integração, neste primeiro momento, a proposta é que ocorra na modalidade híbrida, por meio do Terminal de Integração Rodoviário (TIR). Quanto ao Terminal de Integração Sede e Orla (TISO), no Centro, que é popularmente conhecido como “ponto do fundo da feira”, permanece em operação e quanto o TIR estiver em obras.
As linhas da costa ainda realizarão paradas no Centro, passando pelo TIR, sendo apenas circulares, tendo como ponto base os bairros da orla. Outra novidade para a população do litoral é que será criado um Terminal de Integração em Arembepe. Quem utilizar o Orla Norte (Barra do Pojuca, Monte Gordo, Itacimirim, Guarajuba, Barra do Jacuípe e Canto dos Pássaros) poderá realizar a integração, quando estiver disponível, para acessar o Orla Sul (Jauá, Abrantes, Catu de Abrantes e Cajazeiras).
Para quem reside ou precisa se deslocar até a zona rural, nas comunidades de Cordoaria, Mesqueira, Coqueiros, Lagoa Seca, Açu da Capivara, Tiririca, Jordão e Biribeira, o transporte será realizado pelo sistema complementar, que está em andamento, através de Chamamento Público.