Polícia

São João da Bahia conta com 123 câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial

A tecnologia monitora a presença de foragidos da Justiça

Márcia Santana/SSP
Márcia Santana/SSP

O Sistema de Reconhecimento Facial está apoiamdo o trabalho das equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) no São João da Bahia de 2023, com o uso de 153 câmeras inteligentes. A tecnologia é responsável por monitorar a presença de foragidos da Justiça.

O serviço já foi empregado em festas populares como Carnaval de Salvador, na Micareta de Feira de Santana e Lavagem do Bonfim.

Pontos de observação foram instalados nos principais acessos dos festejos na capital (Parque de Exposições, Pelourinho, Paripe e Periperi), e nas cidades de Amargosa, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista. 

A transmissão de informação para as equipes em campo acontece de forma segura e célere, pois, as guarnições utilizam os novos rádios com tecnologia LTE (Long Therm Evolution).

Os alertas de mais de 90% de similaridade serão recepcionados pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro de Operações e Inteligência (COI). As cidades do interior receberão caminhões com os CICC Móvel, tecnologia empregada pela primeira vez nos festejos juninos, facilitando a resolução das ocorrências.