O movimento cultural Cangaceiros de Ipitanga desfilará no dia 24 de junho, com concentração a partir das 11h, na Rua São João, no Centro, em Lauro de Freitas. Este ano, a novidade ficará por conta do tema, que será “Oxente cabra, respeite as marias. Não é não!” e terá como madrinha, a tenente-coronela, Denice Santiago. As atrações ficam por conta das bandas Cueca Branca, Cupim de Ferro, Tempero do Forró, além diversas participações locais.
Um dos mais tradicionais movimentos de cultura nordestina, os Cangaceiros de Ipitanga, completa este ano doze anos de existência. Fundado pelo movimentador cultural, Edivaldo Ferreira da Silva, mais conhecido como Edivaldo Palhaço. Nasceu como uma ala do mais antigo bloco da cidade, o Arrasta Jegue. E, apenas em 2011, que virou um movimento independente, formado por moradores da Rua São Jorge. Segundo Edivaldo, além de embelezar o São João de Lauro de Freitas, os Cangaceiros fomentam a cultura do povo nordestino, além de ter uma identidade com cangaço brasileiro, como expressão da paz", definiu
Durante o desfile, 400 lampiões, 100 Marias bonitas e cerca de 1000 seguidores do cangaço, abrilhantam a manifestação cultural, que passa pelas principais ruas, do centro.
Atrações
A banda Cueca Branca vem com uma nova roupagem. Nos vocais estão Allane Lopes, que se destacou como backing vocal de Edcity, Tierry, Léo Santana e o grupo de forró nacional, Trio Nordestino. Além disso, foi a vocalista principal do Forró dos Plays. E Rapha Ribeiro, que também acumula passagens pela banda Zezinho da Ema, Flor D’açucena, Forró dos Plays, Tio Barnabé e pela dupla Lukas e Rapha. Além de cantor, é também compositor, tendo suas músicas gravadas por artistas nacionais como; Léo Santana, Magníficos, Israel Novaes, Gabriel Diniz, Aviões, João Lucas e Marcelo, Desejo de Menina, Samyra Show, Seu Maxixe e etc.
A Cueca Branca traz em seu repertório muito forró das antigas, pé de serra e músicas também da atualidade. E está concorrendo a melhor música do São João, com a música “Dorme que Passa”.
Já a banda Cupim de Ferro, se destaca no cenário musical, com repertório animado e contagiante, tendo como carro chefe o tradicional ritmo ARRASTA-PE, resgatando a cultura do verdadeiro forro, mas sempre agregando à um repertório versátil e estilizado. A banda traz no seu currículo participações em grandes eventos, tais como: São João das cidades de Ubaitaba, Uruçuca, Camamu, Una, Coaraci, Buerarema, Igrapiúna e entre outras, e nos São Pedro de Ipiaú, Almadina, Barra do Rocha, Serrinha, além de eventos particulares e festas de camisas. Sob o comando de Jaqueline Torres, Leoh Alves e Magna Andrade, que por onde passa fazem o público literalmente levantar poeira.
O melhor do São João de Lauro de Freitas também valorizará as pratas da casa Laurofreitensa e a terceira atração é a banda local Tempero do Forró. Puxada pelo forrozeiro Mário, acompanhado por mais três integrantes, com um autêntico e tradicional forró pé de serra. Além disso, diversas artistas locais farão participações especiais ao longo do evento.
Economia Solidária
Durante os preparativos, toda a comunidade é envolvida no processo. Diante do desemprego e dificuldade em gerar renda são utilizados artesões, costureiras, além das pessoas que são envolvidas nas equipes de vendas, decoração e produção.
Números
Para o desfile dos Cangaceiros de Ipitanga são produzidos anualmente:
• 300 Coletes
• 300 Camisas
• 400 Lenços
• 400 Chapéus
• 400 Cartucheiras
• 120 Calças
• 300 Blusas
• 100 Cintos
• 100 saias
• 1000 Camisas (Seguidores do Cangaço)