A tomada de empréstimos pela prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi o estopim para uma série de trocas de acusações entre o deputado Eduardo Alencar (PSD), ex-prefeito da cidade, e Kátia Oliveira (UB), deputada e mulher do atual gestor municipal, Dinha Tolentino.
De acordo com Alencar, Tolentino tem endividado a prefeitura. A afirmação foi rebatida por Kátia, que acusou o colega de parlamento de deixar a cidade "quebrada financeiramente" nos 16 anos que comandou o município.
Para além dos empréstimos, até mesmo a situação eleitoral virou tema da discussão entre os dois deputados.
Eleita deputada para o segundo mandato, Kátia lembrou a "lavada" que deu em Alencar. "Dei uma lavada de 15 mil votos. Simões Filho vive uma nova realidade, paga seus compromissos em dias. O senhor foi prefeito 16 anos e deixou o telhado. Que telhado? todo furado. Quando chovia, molhava mais dentro do que fora", lembrou.
Presidente do Legislativo, Adolfo Menezes (PSD) reagiu e pediu que os parlamentares não discutam assuntos municipais na Casa. "Vamos evitar trazer problemas municipais. Aqui é um Poder Legislativo, e não Câmara de Vereadores. Ninguém aqui vai ser convencido de um lado ou de outro", sintetizou.