Todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do país iniciam, no próximo sábado (30), a imunização de cerca de 120 mil indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3 mil profissionais foram destacados para a operação, que conta com 202 mil doses de diferentes vacinas.
A cerimônia de abertura do mês de vacinação será na aldeia Ypegue, no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. A ação é parte da Semana de Vacinação nas Américas, liderada pela Organização Pan-Americana da Saúde.
Ainda de acordo com o ministério, os indígenas devem receber doses de vacinas contra hepatite A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, varicela, formas graves de tuberculose, gastroenterites causadas por rotavírus, HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), influenza, pneumonias, meningites e outras infecções bacterianas graves.
“A ideia é intensificar a imunização da população mais vulnerável, como crianças de até 4 anos, mulheres em idade fértil e idosos que vivem em áreas de difícil acesso e onde há baixa cobertura vacinal. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas também definirão quais as áreas prioritárias de suas regiões”, acrescentou o Ministério da Saúde.
(Foto: Reprodução)