Bahia

Prefeitura de Salvador lança programa Saúde dos Olhos neste sábado (17)

O programa visa garantir o acesso a essa especialidade,

Bruno Concha / Secom PMS
Bruno Concha / Secom PMS

Visando garantir o acesso regular a um ftalmologista e realização de exames preventivos essenciais para a saúde ocular, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou às 07h30 deste sábado (17), o Programa Saúde dos Olhos, no bairro de Cajazeiras.

A expectativa é de que durante o Dia D do Saúde dos Olhos sejam realizadas cerca de 1.500 consultas e exames oftalmológicos. Esse primeiro atendimento permitirá o conhecimento da condição ocular do paciente, podendo resultar em encaminhamento para tratamentos cirúrgicos, como os de catarata, e matrícula no Programa de Glaucoma, bem como na disponibilização de receita para os casos de indicação do uso de óculos.

“A visão é um dos principais sentidos do ser humano, por isso nosso objetivo é ampliar o cuidado oftalmológico dando acesso aos exames para diagnóstico precoce, além de garantir o tratamento de condições clínicas já estabelecidas. Isso é de extrema importância para prevenir o avanço ou possíveis complicações ocasionadas por doenças oculares, que podem levar até mesmo à cegueira”, declarou a vice-prefeita Ana Paula Matos.

O Saúde dos Olhos será estendido até dezembro de 2023. Os pacientes foram captados da fila de espera já previamente cadastrada no último ano no Sistema Vida + da SMS, e no dia da consulta deverão apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS.

“Esta primeira etapa do programa está prevista para durar até o final do ano, cujos procedimentos disponibilizados se somarão à oferta já realizada mensalmente na rede municipal de 21.500 consultas e 61 mil exames em oftalmologia. Nossa meta, nestes meses de programação, é atender mais de 12 mil soteropolitanos promovendo cuidados essenciais para a saúde dos olhos”, finalizou Ana Paula Matos.