Há uma possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliar a frequência de encontros com deputados e senadores. A mudança visa uma melhoria na relação com o Congresso Nacional e consistirá em reuniões a cada 15 dias com os parlamentares para estreitar a relação com o Legislativo.
A atitude tem como parâmetro o mês de maio, quando o Palácio do Planalto passou por dificuldades no Congresso, e a articulação política do governo foi criticada por parlamentares. A principal reclamação gira em torno da demora na liberação de recursos para os congressistas aplicarem nas bases eleitorais, além do atraso na oficialização de nomeações para estruturas governamentais.
Uma das pautas principais gira em torno da esperada saída de Daniela Carneiro do Turismo. Lula entende ainda que precisa de outras estratégias para conquistar o Congresso, e por isso, deseja realizar encontros com maior frequência.
Com os encontros quinzenais, serão ouvidas as demandas e assim, Lula saberá o que as legendas desejam negociar para garantir serem favoráveis ao governo.