Política

Pela primeira vez, Câmara Municipal concederá título de cidadã soteropolitana a uma travesti

O título é uma das mais altas homenagens concedidas pela Casa Legislativa a pessoas nascidas fora da capital baiana e que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador.

Reprodução/ Acervo Pessoal
Reprodução/ Acervo Pessoal

A Câmara Municipal de Salvador concederá, pela primeira vez, o título de cidadã soteropolitana a uma travesti. A honraria será conferida à Keila Simpson, presidente da Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (ANTRA) na próxima segunda-feira (20), a partir das 18h no Plenário Cosme de Farias. 

O título é uma das mais altas homenagens concedidas pela Casa Legislativa a pessoas nascidas fora da capital baiana e que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador. Moradora da capital baiana há mais de 40 anos, Simpson nasceu no Maranão e é uma das principais ativistas dos direitos LGBTQIA+, com foco em pessoas travestis e transexuais, pessoas em situação de prostituição e populações em situação de rua. Keila Simpson também foi a primeira travesti do Brasil a receber o título de Doutora Honoris Causa, aprovado pelo Conselho Universitário pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2022. 

A honraria foi proposta pelo Mandato das Pretas, e anunciada no plenário da Câmara pela co-vereadora Laina Crisóstomo (Psol). "Esse título é mais do que merecido, e é uma honra para nós que ele tenha sido aprovado exatamente no mês do orgulho”, disse a co-vereadora das Pretas.