O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, confirmou a entrega da reforma do Teatro Castro Alves em 2025. Em entrevista a Salvador FM nesta terça-feira (13), Monteiro explicou que o equipamento passa por uma reforma além do espaço que foi incendiado em janeiro deste ano.
“É importante falarmos que já havia um processo de requalificação da sala principal planejado antes do incêndio. É um projeto de requalificação de todo o complexo que já entregou a nova Concha Acústica, a nova Sala do Coro e que tinha pendência da Sala Principal e do Foyer. Com o incêndio, acontecido em 25 de janeiro, tomamos a decisão de que já que o teatro ficaria um tempo fechado para fazer essa reforma do telhado então daríamos andamento a toda a reforma”, explicou.
O secretário pontuou que por ser uma reforma complexa, que envolve requalificação técnica, acústica e tecnológica, o equipamento só estará pronto para reabertura em 2025. “É uma obra complexa, que deve levar em torno de dois anos para ser realizada, tem um alto custo, inclusive, por ser um equipamento tombado, porque não é só uma troca de telhado, é uma requalificação técnica, de acústica, de tecnologia normativa. Entregaremos o teatro mais moderno do Brasil e um dos mais modernos da América”, afirmou.
O telhado do TCA pegou fogo em 25 de janeiro deste ano. O fogo atingiu a Ala A onde funcionava o Balé Teatro Castro Alves. O incêndio atingiu principalmente o teto do imóvel. Os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) apontaram que o incêndio não foi criminoso.