Esporte

Libertadores: Torcedores do River Plate fazem gestos racistas antes de jogo contra o Fluminense; assista

Ação lamentável de torcedores argentinos ocorreu fora do estádio Monumental de Nuñez

Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Torcedores argentinos do River Plate foram flagrados fazendo gestos racistas em direção aos ônibus que transportavam adeptos do Fluminense a caminho do Monumental de Núñez, na quarta-feira (7), antes da partida entre as duas equipes pela Libertadores da América.

Nas redes sociais, há vídeos mostrando torcedores fazendo gestos imitando macacos (veja um deles abaixo). O ato lamentável foi filmado do lado de fora do estádio, em Buenos Aires. Mas, houve registros também de gestos sendo feitos dentro do equipamento esportivo.

Por conta da atitude dos torcedores, o River Plate pode ser multado pela Conmebol, o que já aconteceu uma vez. Em 2022, um torcedor foi flagrado descascando e jogando uma banana em direção a torcedores do Fortaleza. A Conmebol multou o clube argentino em 30 mil dólares (cerca de R$ 150 mil à época). A agremiação informou que suspendeu o torcedor do estádio por seis meses e o obrigou a fazer um curso de conscientização.

Dentro de campo, o River venceu o Fluminense por 2×0.

Mais resultados

Além do tricolor carioca, outras três equipes brasileiras entraram em campo, ontem, pela competição continental. O Palmeiras, jogando em casa, venceu o Barcelona/EQU por 4×2 e garantiu classificação para a próxima fase.

No Uruguai, o Internacional empatou em 1×1 com o Nacional, fora de casa, e deixou para carimbar o passaporte às oitavas de final na última partida quando vai enfrentar, em Porto Alegre, o Independiente Medellin/COL.

O Corinthians, por sua vez, foi goleado pelo Independiente del Valle/EQU, fora de casa, por 3×0, e deu adeus a qualquer possibilidade de classificação para a próxima fase da Copaa Libertadores da América.