O presidente da FECBahia e prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo (PSD), detonou as críticas feitas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, após o ex-governador da Bahia, durante discurso na semana passada, ter chamado Brasília de "ilha da fantasia". A declaração ganhou ampla repercussão no meio político, especialmente na capital federal.
Conforme o pessedista, o contexto completo do discurso foi ignorado, distorcendo a mensagem original do governador baiano. Ele explicou que Rui estava se referindo à concentração de poder político e econômico na capital federal acabou isolando Brasília.
"Isto interfere diretamente na percepção que alguns políticos, servidores e demais membros da estrutura tem da realidade dos que mais precisam no restante do país”, afirmou ele, na terça-feira (6), ressaltando que a polêmica é resultado de uma disputa que visa diminuir os espaços conquistados pela Bahia e pelo Nordeste como um todo.
Reunião com Jerônimo
A declaração foi dada em Barreiras, no oeste do estado, quando o dirigente ainda comentou sobre uma reunião que teve com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que ocorreu no dia de ontem.
No encontro, foram discutidos temas de interesse regional, além de ter sido criado um espaço de diálogo entre as diversas esferas governamentais. A ideia é fortalecer a atuação dos consórcios públicos. Na oportunidade, os líderes municipais compartilharam suas demandas e necessidades, visando buscar recursos tanto no governo estadual quanto no governo federal.
Conforme Thiancle, Jerônimo teria se comprometido a apoiar essas iniciativas, afirmando que a FecBahia e a União dos Municípios da Bahia (UPB) – que também marcou presença na reunião – serão instrumentos essenciais para intermediar essa busca de recursos.