Bahia

Uneb celebra 40 anos e reitora destaca ações nas comunidades periféricas

A universidade pública também será homenageada na Câmara de Salvador

Paulinho FP - Portal Salvador FM
Paulinho FP - Portal Salvador FM

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) celebra nesta quinta-feira, 1º de junho, 40 anos de fundação e de serviços prestados à sociedade baiana. Pela manhã, a instituição acadêmica promoveu um evento solene em sua sede no bairro do Cabula, em Salvador.  

Em conversa com o Portal Salvador FM, a reitora Adriana Marmori, que assumiu o posto no ano passado, destacou a importância da democratização de ensino superior e serviços proposta pela entidade.

"É uma universidade pública, gratuita, para toda a sociedade baiana. E nós temos um papel fundamental, tanto aqui em Salvador, com o campus do Cabula, pegando a adjacência da Engomadeira, com atividades para a população na área de saúde, temos as clínicas, temos um projeto que trabalha também com a terceira idade. Projetos de arte, cultura, então a universidade participa ativamente da vida da comunidade, sobretudo das comunidades periféricas. E a nossa universidade é multicamp, ela está em 26 cidades do estado da Bahia, ou seja, ela cumpre o papel mesmo de produzir o ensino, a pesquisa, a extensão nessas 26 cidades", disse Adriana, docente na instituição há 27 anos.

O Portal Salvador FM também conversou com Jair Batista, o 'Esquerdinha', gestor da Rádio Comunitária Hits, do bairro da Engomadeira, parceira da Uneb. "Após as cotas, nós tivemos a oportunidade de ter estudantes de todos os bairros populares dentro da universidade, e a Rádio Hits vem contribuindo com isso levando os estudantes formados não só na área de comunicação, educação e também na área de urbanismo fazer a monografia lá na Rádio Ritz", salientou Esquerdinha. 

Mês de celebração

As comemorações seguem durante todo mês de junho. Dentre as atividades estão um forró solidário e a entrega do prêmio Uneb Agradece, reconhecendo as pessoas que contribuíram com os 40 anos desta história.  

A universidade pública também será homenageada nesta tarde, em sessão solene na Câmara Municipal de Salvador.

*Com informações do repórter Paulinho FP