O Governo da Bahia afirmou, nesta segunda-feira (29), que o tramo III do metrô de Salvador deve começar a funcionar a partir do mês de julho. A previsão foi feita durante vistoria da Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Infraestrutura (Seinfra), além da Companhias de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Conder).
De acordo com a gestão estadual, as obras físicas já foram concluídas e agora os trens e estruturas estão passando pelos últimos testes para serem liberados ao público. O novo trecho do metrô de Salvador possui uma extensão de cinco quilômetros e duas novas estações, em Campinas de Pirajá, na localidade da Brasilgás, e no bairro de Águas Claras.
Com a ampliação, o sistema metroviário passa de 33 quilômetros em operação para quase 38 quilômetros. O Governo do Estado destinou mais de R$ 700 milhões para a obra. O Terminal de Integração de Águas Claras está compatibilizado com o Boulevard de acesso da Estação Águas Claras e com a nova passarela da Avenida 29 de Março, garantindo conforto aos usuários provenientes do sistema metroviário, e que seguem até o nível de embarque do Novo Terminal Rodoviário de Salvador.
Já o terminal de Integração de Campinas de Pirajá possui nove baias de atendimento de passageiros e quatro vagas para os ônibus na área de espera. Terá, ainda, áreas reservadas para o atendimento dos usuários que utilizam táxi, carros de aplicativos e mototáxis, bem como equipamento de apoio aos motoristas, guaritas policiais, bloco administrativo, subestação e abrigo de resíduos.