Política

Governador da Bahia debate reforma tributária durante evento em Brasília

Fórum de Governadores debateu a proposta de mudança das regras nos impostos brasileiros que está em tramitação na Câmara

Daniel Senna/GOVBA
Daniel Senna/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou de uma reunião na quarta-feira (24), em Brasília, para debater, entre outros assuntos, a reforma tributária. Além dele, participaram do encontro chefes do Executivo e representantes dos outros 25 estados e do Distrito Federal.

Na 14ª reunião do Fórum de Governadores, foi debatida a proposta de mudança das regras nos impostos brasileiros que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Entre as medidas previstas no texto está a criação de um novo imposto de consumo que substituiria o ICMS (imposto estadual) e a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional.

Os chefes do Executivo agora aguardam o texto final da proposta para que possam apreciar e orientar as bancadas estaduais em relação à matéria.

"É um tema necessário para o desenvolvimento econômico, social do estado. Nós estamos juntos nessa, inclusive discutindo a origem dos fundos, os valores, a forma de acesso, inclusive daqueles fundos relacionados com Norte e com o Nordeste pra fazer uma compensação do desenvolvimento", afirmou o governador baiano.

Após o Fórum, Jerônimo ainda cumpriu mais duas agendas: no Ministério dos Portos e Aeroportos, onde foi recebido pelo ministro em exercício, Roberto Gusmão, o petista tratou da homologação das reformas e da autorização para funcionamento de 8 dos 24 aeroportos que estão sendo recuperados pelo Estado.

Em seguida, o governador participou da posse dos 14 novos desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, realizada na sede do Conselho da Justiça Federal. Três baianos integram o grupo que assumiu o novo posto: Nilza Maria Costa dos Reis, Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann e Antônio Oswaldo Scarpa.