O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Éden Valadares, defendeu uma candidatura unificada entre a base aliada nas eleições municipais de 2024. Nesse sentido, o político admitiu, em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM, na segunda-feira (22), que a legenda pode abrir mão da cabeça de chapa em nome da aliança, mas diz que Waldenor Pereira, em Vitória da Conquista; Zé Neto, em Feira de Santana; e os nomes de Caetano ou Ivoneide, em Camaçari, são 'inegáveis' .
"Quem quer ser apoiado tem que ter disposição para apoiar. O PT tem legitimidade diante da população para encabeçar chapa. Nós temos uma presença muito forte em Salvador, mas não temos um nome natural, consolidado. Então, a gente tem que ter tranquilidade para conversar com os aliados. Já em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari, o PT tem nomes inegáveis. Zé Neto, Waldernor e Caetano ou Ivoneide. Em Salvador ainda não, mas se for da disposição do governador e dos aliados de que a candidatura seja do 13, nós vamos debater e apresentar um nome. Já se for para ser vice ou apoiar uma chapa, a gente está à disposição", pontuou.
Para sustentar essa posição foram citados os casos de Feira de Santana e Vitória da Conquita no pleito de 2020. Em ambos, com Zé Neto e Zé Raiumundo respectivamente, o partido saiu vencedor no primeiro turno. Já em Salvador, com candidatura pulverizada, a legenda não coneguiu levar Major Denice ao segundo turno, perdendo para Bruno Reis (UB), que foi eleito com 64% dos votos.
Em 2020, Zé Neto acabou não sendo eleito em Feira de Santana, mas terminou o primeiro turno na liderança. Isso, para o presidente do PT, é uma evidência de que o nome do candidato está se fortalecendo na cidade. "Eu estou muito confiante com a vitória de Zé Neto, ele está ainda mais maduro e se saindo melhor em cada pleito. Colbert não é candidato à reeleição e o que o grupo atual apresenta como candidato é Zé Ronaldo, nome que não é nenhuma novidade também. Temos ainda a força do nosso aliado, Ângelo Almeida, que vai funcionar como grande conselheiro da candidatura do PT. Estou muito confiante", comemorou o petista.
Éden ainda afirmou que o principal nome na condução eleitoral de 2024 será o do governador Jerônimo Rodrigues. "Quem vai conduzir o ritmo e o rumo desse debate é o governador Jerônimo. É dele o tom da conversa entre os aliados. Nós vamos conversar, no início de junho, sobre Salvador na primeira rodada e as principais cidades – as 50 maiores – que reúnem quase 65% do eleitorado.
Assista ao programa na íntegra: