Marcelo Luís Silva de Matos, de 34 anos, criminoso que planejou ataques contra o banco Santander de Periperi, em janeiro deste ano, foi morto na manhã desta segunda-feira (15), após confronto com a polícia em Ilha de Maré, durante a Operação Terra Livre, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Secretaria da Segurança Pública (SSP), com apoio da Marinha do Brasil.
O criminoso estava escondido em uma casa na região que foi cercada pelos agentes de segurança, para cumprimento de mandado de busca e apreensão. Conhecido como "Pão", Marcelo acabou reagindo com tiros à presença das equipes, terminou ferido, foi socorrido, mas não resistiu. Com ele foram apreendidas uma pistola, carregador e munições.
O criminoso planejou ataques contra a agência do banco Santander, no bairro de Periperi, em Salvador. No dia 9 de janeiro deste ano, Pão tentou roubar a agência, chegou a fazer reféns, mas não obteve êxito.
Cerca de dois meses depois, no dia 16 de março deste ano, ele retornou ao local e, desse vez, explodiu caixas eletrônicos da instituição financeira.
Histórico
Marcelo Luís Silva de Matos, além de assaltante de banco, integrava uma facção envolvida com homicídios, venda de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo, roubos e corrupção de menores, com atuação no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador.
Pão possuía passagens em 2008, 2010 e 2015 pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Operação
A operação Terra Livre tem como objetivo combater uma facção envolvida com explosões de bancos, tráfico de drogas e homicídios. Cerca de 70 policiais federais, militares e civis cumprem ordens judiciais na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Embarcações da Marinha e aeronaves da PM (helicópteros e drones) dão apoio às equipes terrestres.
Ao todo, os policiais cumprem seis mandados de busca e apreensão, além de sete mandados de prisão preventiva em Ilha de Maré e em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, organização criminosa e roubo.