A Corregedoria Geral (Coger) da Segurança Pública capacitou, nesta quarta-feira (10), trinta servidores das Secretarias da Segurança Pública e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), além da Guarda Civil Municipal. Os curso foi voltado a suporte no atendimento pré-hospitalar
A capitã Vanessa Mattos, coordenadora da capacitação, contou que os alunos contribuíram para o programa Bahia Sem Fome do Governo do Estado. “A Corregedoria segue investindo na capacitação dos servidores, pois esta é uma forma de prepará-los para diversas situações”, finalizou.
Uma equipe do 12° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM/Salvar) ministrou as aulas, no Auditório da Ouvidoria Geral da SSP. Os alunos realizaram um rodízio pelas oficinas práticas de suporte básico de vida, restrição de movimento de coluna, lesões esqueléticas, movimento e transporte de vítimas, controle hemorrágico e lesões traumáticas.
Aulas teóricas também foram realizadas. Os profissionais puderam sanar dúvidas sobre o APH, além de saber como lidar em situações de risco. A preparação teve a duração de 8h.
Uma das doutrinas ofertadas pelo curso (controle hemorrágico) salvou a vida de dois guardas municipais de Feira de Santana, após serem baleados, em fevereiro. Militares da Rondesp Leste, que são capacitados nas técnicas do APH, realizaram os atendimentos e socorreram os agentes civis.