Bahia

Feira Baiana de Cafés Especiais será realizada em Salvador pela primeira vez

“A gente vai mostrar pra Salvador que na Bahia tem café sim! E que tem como a gente costuma falar, na Bahia tem cafezão, é um bordão da gente, tem cafezão!”, concluiu.

Marcelo Costa
Marcelo Costa

Salvador irá sediar a primeira feira Baiana de Cafés Especiais, no próximo dia 20 de maio, a partir das 13h. O evento que vai ser realizado no pátio do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória e vai contar com a participação de produtores, marcas de café, donos de cafeteria, entre outros produtos associados.

Segundo informações fornecidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil é líder global na produção de café, contribuindo com aproximadamente 40% da demanda mundial, além de ser o segundo maior consumidor de café em todo o mundo. A Bahia, por sua vez, que está entre os principais produtores de café do país, espera um aumento de 0,6% na produção de café beneficiado para a safra de 2023, alcançando a marca de 3,6 milhões de sacas.

Com o evento gratuito, no mês em que é comemorado o Dia Nacional do Café, o objetivo principal desta feira é difundir ainda mais essa cultura de Café Especial na Capital Baiana.

“Aproximar o consumidor, a pessoa que gosta de café, que frequenta cafeteria, que gosta de tomar um cafezinho em casa, dos cafés especiais que é uma linha de café sem mistura, mais pura, cultivado de forma orgânica e que tem um processo bem rastreável, você consegue saber quem plantou, a altitude, o local que plantou, quem colheu, quem torrou e isso vai aí da cereja do café, que a gente costuma falar, até a xícara”, explicou o organizador do evento e um dos sócios do Fausto Café, Pedro DeSouza, ao Portal Salvador FM. Além de Pedro, o evento conta com a organização de Brenda Matos da escola Xodó de Café e Otto Maia, Curador de Cafés especiais.

Ainda segundo Pedro, apesar de não ser a maior produtora, a Bahia possui um grande potencial em cafés especiais e é reconhecida pela alta qualidade dos seus produtos. A prova disso é a conquista de diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o "Cup of Excellence", no qual produtores baianos se destacaram ocupando várias posições no ranking. A Bahia, portanto, está presente no mercado mundial de café. Entretanto, em Salvador, ainda não há um grande conhecimento sobre o café especial.

Também manifestou que o evento será realizado para apresentar informações sobre o mundo do café, incluindo o processo de plantio, colheita e torra, além de permitir a degustação de vários tipos de café de maneira dinâmica, com bate-papos, palestras, campeonato de ‘latte art’, música ao vivo, feirinha e vários produtores.

“A gente vai mostrar pra Salvador que na Bahia tem café sim! E que tem como a gente costuma falar, na Bahia tem cafezão, é um bordão da gente, tem cafezão!”, concluiu.