Com apenas oito dias de maio, alguns bairros de Salvador já se aproximam da média histórica de 302mm de volume pluviométrico no período. Segundo a Defesa Civil (Codesal), a região que compreende Piatã, Itapuã e Pituaçu atingiu nos últimos dias 230mm.
De acordo com o órgão municipal, apesar do outono ser o período mais chuvoso na capital baiana, o mês de abril foi considerado atípico, com menos chuvas que o esperado.
"Maio já está se mostrando um mês bastante chuvoso. Se a gente observar localidades como Piatã, Itapuã e Pituaçu, algumas dessas localidades já ultrapassaram a casa dos 230mm e nós nem chegamos ainda na primeira dezena no mês. Isso mostra que a média histórica de 302mm já está quase sendo alcançada em alguns bairros de Salvador, mesmo antes de completarmos os primeiros dez dias. A tendência é que tenhamos um maio chuvoso, com previsão de frente fria no início da próxima semana", apontou Sosthenes Macedo, diretor da Codesal, em conversa com o Portal Salvador FM.
Na madrugada desta segunda-feira (8), bairros como Pau da Lima, Mirantes de Periperi, Tancredo Neves e Sete de Abril apresentaram os maiores acumulados, com média de 30mm em um período de seis horas. Alguns deslizamentos de terra foram registrados. Ocorrências podem ser informadas à Codesal por meio do número 199.
*Com informações do repórter Paulinho FP