A deputada estadual Kátia Oliveira (União) apresentou um projeto de indicação para o Governo da Bahia visando a criação de um programa de capacitação profissional em administração pública voltado para mulheres. O programa terá como foco gestoras públicas, vereadoras e secretárias municipais e tem como objetivo fortalecer a participação feminina na política e na administração pública.
Kátia afirma que a motivação vem da análise da sociedade brasileira que segundo ela, historicamente sempre excluiu as mulheres dos espaços de poder político. Ela reitera que mesmo após o direito do voto feminino, instituído em 1932, a participação masculina até hoje é superior em todos os níveis e dimensões da política.
No estado baiano, dos 417 municípios, apenas 53 são administrados por mulheres, e em 2020, 90 municípios não elegeram mulheres vereadoras. O programa de aperfeiçoamento e capacitação profissional em administração pública visa incentivar e fortalecer novas candidaturas femininas, além de favorecer a ocupação de cargos públicos de liderança.