Bahia

Resgate da linha férrea Salvador-Alagoinhas é discutido em reunião

Catu, Mata de São João, Dias D’Ávila, Pojuca, Iramaia, Entre Rios e Simões Filho estão envolvidos no projeto

Divulgação
Divulgação

Visando o diálogo sobre o resgate da linha férrea Alagoinhas Salvador, uma reunião entre os secretários de Turismo, Cultura e Educação dos municípios de Catu, Mata de São João, Dias D’Ávila, Pojuca, Iramaia, Entre Rios e Simões Filho com a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas, Iraci Gama aconteceu na última quinta-feira (4). 

O encontro contou com a participação de representantes da Companhia Ferroviária VLI, do Movimento Trem de Ferro, do Grupo Germem, da Associação dos Engenheiros da Leste e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e discutiu, também, a renovação do contrato da VLI e a ligação que deve dar acesso aos municípios envolvidos ao Porto Marítimo da Bahia de Todos-os-Santos.

"Estamos sentindo que esse é o momento de nos organizarmos devidamente para apresentar uma proposição que tenha argumentos suficientes para mostrar a grande importância da ferrovia para o nosso estado", destacou a secretária Iraci Gama. 

Um Grupo de Trabalho foi constituído em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) que, por meio de sua Escola de Engenharia, realiza uma pesquisa relacionada ao trem regional Salvador – Alagoinhas. O objetivo da comissão é realizar uma atualização desse estudo e apresentá-lo ao governo da Bahia, responsável por organizar um Plano Estratégico Ferroviário para o estado. 

O Trem do Forró, que servirá o São João 2023 da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, também foi ponto de pauta do encontro.