Saúde

Covid deixa de ser emergência sanitária de importância internacional após três anos

A informação foi repassada pela OMS nesta sexta-feira (5)

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que a Covid deixou de ser uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – maior título de alerta da organização – após três anos. Especialistas da organização chegaram à definição do rebaixamento do nível após reunião realizada na quinta-feira (4).

"O Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Apesar do avanço, a decisão não altera o título de “pandemia” e o diretor destaca que cuidados ainda precisam ser tomados.

"Não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a Covid ceifou uma vida a cada três minutos e essas são apenas as mortes que conhecemos", acrescentou.

A reunião aconteceu após a suspensão do título em alguns países como o Estados Unidos. O Brasil fez o mesmo em abril do ano passado, indo contra a decisão da OMS na época.