Bahia

Idosa morre em agência da Caixa, em Feira de Santana e corpo fica 5 horas para ser retirado

No entanto, ela ressaltou que ainda não é possível afirmar o que aconteceu no caso da idosa falecida e que a sindicato irá apurar os fatos.

Paulo José / Acorda Cidade [Arquivo]
Paulo José / Acorda Cidade [Arquivo]

No centro comercial de Feira de Santana, uma idosa faleceu na terça-feira (2) dentro da agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Tertuliano Carneiro, próxima da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Clientes presentes no local relataram um atraso de cerca de cinco horas para o Serviço de Declaração de Óbito (SDO) ser realizado.

O Sindicato dos Bancários, representado pela sua vice-presidente Sandra Freitas, lamentou o ocorrido e anunciou que irá contatar a administração para investigar o caso. A vice-presidente destacou que a falta de concursos públicos desde 2014 tem prejudicado o atendimento presencial à população na Caixa Econômica Federal.

A sindicalista relatou que a instituição vem sofrendo sucateamento nos últimos anos e que isso tem resultado em um atendimento precário à população. No entanto, ela ressaltou que ainda não é possível afirmar o que aconteceu no caso da idosa falecida e que a sindicato irá apurar os fatos.

Sandra Freitas informou que o Sindicato dos Bancários está promovendo uma campanha para que todos os bancos adotem medidas que garantam um atendimento de qualidade à população. Ela expressou solidariedade à família da idosa e lamentou o ocorrido, enfatizando que situações semelhantes estão acontecendo em outras agências bancárias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana esclarece que, no caso da idosa falecida dentro da agência bancária, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não realizou a remoção do corpo, pois a pessoa já havia falecido antes de sua chegada. Os prepostos do Samu permaneceram no local até a equipe de segurança chegar.

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO), oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Feira de Santana por meio da Secretaria de Saúde, é responsável por emitir os atestados de óbito para pessoas que sofrem morte natural e distribuí-los aos hospitais e unidades de saúde. Com horário de atendimento ao público das 8h às 18h, os médicos têm até uma hora para chegar ao local do óbito. No entanto, mortes por violência ou causadas por fatores externos, como acidentes ou envenenamentos, não são cobertas pelo serviço, que é substituído pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Em nota, a CAIXA esclarece que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) assim que identificou que a cliente estava passando mal. "O banco prestou apoio aos familiares, realizou o fechamento da unidade e adotou todas as medidas pertinentes ao caso junto aos órgãos competentes. A CAIXA lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos".