Salvador gerou 4.629 vagas formais no primeiro trimestre de 2023 e, com isso, torna-se líder, entre o Norte/Nordeste, em criação de posto de trabalho no primeiro semestre. Os dados são do levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, atualizado nesta quinta-feira (27).
“Desde o início da gestão, a Prefeitura tem focado em três pilares importantes para a geração de emprego e crescimento econômico: melhoria no ambiente de negócios, simplificação de processos e facilitação no processo de empreender e investir na cidade. E o resultado tem sido positivo, a exemplo do recente anúncio da vinda da loja Leroy Merlin”, sinalizou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.
Já em todo o Brasil, foram criados 64.662 postos de trabalho, sendo 37.957 no setor de serviços, 12.597 na construção civil e 10.718 no comércio. Já na indústria, foram observadas 3.330 admissões, enquanto a área de transporte, armazenagem e correio registrou 2.449 vagas.
No que tange as demissões, o número não é positivo. Com 60.033 desligamentos a cidade está na sétima colocação no ranking geral das capitais, atrás apenas de São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Goiânia (GO).