Política

“Esporte é instrumento de inclusão", comemora vereador após aprovação do Dia Municipal do Paradesporto

institui a data de 22 de setembro como o Dia Municipal dos Atletas do Paradesporto em Salvador.

Divulgação
Divulgação

O vereador e ouvidor-geral, Augusto Vasconcelos (PCdoB), comemorou a aprovação, na última quarta-feira (26), do Projeto de Lei nº 18/22, que institui a data de 22 de setembro como o Dia Municipal dos Atletas do Paradesporto em Salvador.

“O esporte é instrumento de inclusão, de acessibilidade e por isso, nós temos lutado e muito pelo fortalecimento do paradesporto em nosso estado. Agradeço imensamente o apoio que a SUDESB e os demais órgãos têm nos dado para fortalecer essa causa”, agradeceu Augusto.  

O PL que prevê maior valorização dos atletas paradesportistas foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares da Câmara Municipal de Salvador (CMS). 

Previsto pelo artigo 42 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a pessoa com deficiência tem direito ao esporte em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Caso seja sancionada pelo Poder Executivo, a data que faz alusão a criação do Comitê̂ Paralímpico Internacional, será uma oportunidade de anualmente dar visibilidade à luta pela inclusão através do esporte.

Ainda durante seu discurso, Augusto reforçou a importância de políticas públicas voltadas para o esporte que garantam de fato acessibilidade e apoio ao paradesporto, na oportunidade ele também convocou a população para uma Sessão Especial que acontecerá nesta quinta (27) dialogando sobre o tema.