Política

Jerônimo revela condições para a instalação da BYD na Bahia e espera pela ponte Salvador-Itaparica

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) fez balanço da viagem à China em entrevista nesta quarta-feira (26)

Daniel Senna/GOVBA
Daniel Senna/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou as condições que o estado dará para a instalação da montadora chinesa BYD, que pode assumir a planta da Ford, em Camaçari, e está desativada desde 2021.

O petista afirmou que vai comprar carros da empresa para a frota de viaturas e ambulâncias e reduzir de impostos – como IPVA e ICMS – para que a grupo asiático se instale no muncípio da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

"Então, da parte do governo federal e do estado, nós cumprimos com esse 'sim' e vamos oferecer condições para vir para cá", disse o governador, ao ressaltar que está otimista com a instalação da empresa. "Eles precisam avançar e expandir o mercado deles, e eles veem a Bahia com bons olhos", afirmou Jerônimo em entrevista à Rádio Metrópole FM, nesta quarta-feira (26).

Outro assunto abordado com o governador foi a ponte Salvador-Itaparica. Sobre o tema, Jerônimo pontuou que aguarda resposta do governo chinês sobre o financiamento do equipamento para dar início às obras. Ainda de acordo com ele, o presidente Lula (PT) e o mandatário chinês, Xi Jinping, discutiram formas de como o governo do país asiático pode financiar parte da ponte.

"Se o governo chinês garantir o financiamento, está resolvido o problema. Estamos aguardando os desdobramentos. Dando certo isso, a gente inicia com a dragagem, que é responsabilidade nossa do estado, e a sondagem", disse o chefe do Executivo baiano.