Os últimos três dias foram marcados por fortes chuvas no sul e extremo-sul da Bahia. A situação se agravou de tamanha forma que um em cada cinco moradores, ou seja, ao menos 6.200 pessoas estão fora de casa. Além disso, aldeias indígenas da localidade estão isoladas.
As cidades de Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Ilhéus e Porto Seguro estão entre as mais afetadas após inundações e deslizamentos de terra. Não há registro de mortes ou pessoas com ferimentos graves. O epicentro dos danos é Santa Cruz de Cabrália, município com cerca de 30 mil habitantes que fica ao norte de Porto Seguro. Ao todo, choveu 450 milímetros na cidade desde a madrugada último sábado (22), três vezes mais que o previsto para todo o mês de abril.
MAIS CHUVA
As chuvas arrefeceram nesta segunda-feira em toda a região, mas a Defesa Civil estadual emitiu um novo alerta para a maior parte das cidades do litoral do Sul e Extremo-sul do estado.
“Emitimos um novo alerta de grande perigo que vai da cidade de Belmonte até Caravelas. A previsão é de mais chuvas que podem passar de 100 milímetros, que vão encontrar um solo já encharcado, aumentando os riscos de deslizamentos”, afirma o superintendente da Defesa Civil estadual, Heber Santana.