O Governo do Estado vai contratar, de maneira imediata, de 248 professores da Educação Indígena para seis territórios de identidade da rede estadual do interior da Bahia. Ao todo, 72 escolas dessas regiões vão receber os docentes.
A autorização para essa contratação foi dada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta quarta-feira (19), data que marcou o Dia Nacional dos Povos Indígenas. Serão 150 professores contratados por edital do REDA, já realizado, e a convocação dos aprovados no cadastro de reserva ocorrerá a partir desta quinta-feira (20). Os outros 98 professores serão contratados por meio de processo seletivo emergencial por análise curricular.
Os detalhes desse processo estarão disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE). A assinatura prevê a ampliação de vagas para atuação nas Unidades Escolares de Educação Indígena, sob o regime de 20 horas semanais. Os professores vão atuar nas grandes áreas de conhecimento, que envolve as Ciências da Natureza, as Ciências Humanas, Matemática e Linguagens.
"Dezenove de abril é o dia dos povos indígenas. É um dia de celebrar as conquistas, mas também de reafirmar o compromisso dos povos indígenas em continuar a luta (…) Nós nos comprometemos também que vamos estudar a possibilidade de um concurso caso seja possível se fazer ainda esse ano. Vamos estudar as condições. Mas, o importante, é além da gente garantir a boa remuneração das pessoas indígenas, garantir uma estabilidade com esse chamamento", afirmou Jerônimo Rodrigues.