Após sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Salvador, o Ministério Público da Bahia agendou uma visita técnica, que acontecerá no próximo dia 24 de abril, no Parque e Casarão Solar Boa Vista, localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas. O anuncio foi feito ainda no decorrer da sessão, pela promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Bahia, Eduwirges Ribeiro Tavares.
Representantes da Procuradoria Geral do Estado Bahia (PGE-BA), da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e o vereador Marcelo Maia (PMN) devem participar da visitação.
De acordo com o vereador Marcelo Maia, este é um passo positivo que pode influenciar positivamente na adoção de medidas para a requalificação do patrimônio público, artístico e cultural. “Estou muito entusiasmado. A sessão provocou resultados positivos que, atrelados a boa vontade do governador Jerônimo Rodrigues, vão contribuir para que possamos atingir o objetivo principal que é a requalificação do Solar”, contou o edil.
História – Marcelo Maia lembra ainda que o prédio foi morada do poeta Castro Alves, mas também já sediou o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, a Prefeitura de Salvador e a Secretaria Municipal da Educação, que ainda funcionava no local até o incêndio, em 3 de janeiro de 2013.
O prédio faz parte de uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que compreende todo o Parque Solar Boa Vista, de mesmo nome do casarão. Atualmente, algumas áreas do parque estão sendo utilizadas através da Secretaria de Saúde (SESAB), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), da Secretaria de Cultura (SECULT-BA) e também pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).