O vereador Silvio Humberto (PSB) fez ressalvas, nesta quarta-feira, em entrevista ao Portal Salvador FM, sobre a formação da federação PSB-PDT-Solidariedade: "tem as especificidades regionais, o PDT está na base do prefeito. Somos adversários".
Na visão do edil, os partidos possuem pautas mais pautas similares no Congresso Nacional. "Você não pode decidir no nacional sem que entenda as consequências regionais e municipais. É preciso construir um consenso, não ser uma imposição de cima para baixo. No nosso caso, por exemplo, não dá para dizer que vai juntar o PSB-Solidariedade e PDT. Em Brasília a gente forma sim construções e pautas juntas, estamos na base do presidente Lula. No entanto, em Salvador, o PDT está na base do prefeito Bruno Reis. Não somo inimigos mas somos adversários, temos visões diferentes de nossa cidade", opinou Silvio Humberto.
Caso a aliança seja concretizada nesse formato, os partidos terão que atuar como um só nas eleições municipais, mas ainda não há acordo sobre o critério de escolha para quem vai indicar os candidatos à prefeito ou como se dará a formação de chapas para vereadores. A ideia da federação seria, neste momento, arregimentar forças no Congresso. Isso acontece porque as três legendas encolheram na Câmara dos Deputados nesta legislatura.