O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), comentou nesta quarta-feira (12) a possível instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ocupações que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem realizado no interior do estado. A proposta é do deputado Leandro de Jesus (PL).
Indagado pela imprensa sobre a possibilidade de instauração da CPI, Adolfo afirmou ser contra as invasões de terras."
"Não sou advogado, sou economista. É o caminho. Eu sou contra a forma de alguns que invadem terras, já deixei claro por dezenas de vezes. Sou favorável a reforma agrária, mas desde que se obedeça todo o processo legal. Eu não defendo invasões de terras por quem quer que seja", pontuou o parlamentar acrescentando que não recebeu nenhuma orientação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o assunto.
Mais cedo, o deputado Leandro de Jesus disse que há pressão do governo Estadual e Federal para que parlamentares aliados ao PT retirem as assinaturas. A comissão já tem 30 endossos, destes, onze são de aliados da base no Estado.
“Conseguimos, sim, assinaturas mais que suficientes. Já passamos de 30 assinaturas físicas, o parlamento, no exercício da sua liberdade, na representação do povo, a vontade do regimento, é que essa CPI seja instalada. Precisamos discutir o que está acontecendo. O motivo desse movimento usar de tanta violência. Uma clara ameaça dentro do Abril Vermelho, quando o Stédile, anuncia a prática desses crimes. Quando diz que vai invadir em todo Brasil, não é um simples fato, mas sim práticas criminosas”, afirmou, em coletiva.