O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deu um prazo para o início das obras da ponte Salvador-Itaparica após reunião com as duas concessionárias chinesas que vão participar do erguimento do equipamento: a CCCC e a CR20. O gestor foi o entrevistado do programa BN no Ar, da Rádio Salvador FM, nesta quarta-feira (12), diretamente da China. De acordo com ele, uma reunião entre os presidentes do Brasil (Lula) e da China (Xi Jinping) pode servir de norteador para que o projeto saia do papel.
"Tivemos uma reunião com as empresas, com elas argumentando que, no período da pandemia, houve aumento dos dos insumos da obra como aço, cimento e combustível. Por isso, o pessoal pediu reequilíbrio do contrato, sobre o qual nós dialogamos bastante. Nós esperamos que, depois da conversa entre Lula e Xi Jinping, na sexta-feira, o governo chinês possa ajudar as empresas a reduzir os custos. Com isso acontecendo, a expectativa é que possamos ter duas frentes de ações na ponte, a exemplo sondagem. Sem ela, não se começa a ponte. Esperamos que, ainda neste semestre, comecemos a dragagem e a sondagem", revelou o governador.
Na ocasião, ele ainda falou sobre o encontro que teve com a montadora de carros elétricos do país asiático, a BYD, que pode assumir a planta da Ford, em Camaçari. "Nós saímos otimistas dessa reunião. O presidente da BYD ouviu nossas propostas, demandas e incentivos (…) temos uma boa expectativa de receber a implantação da indústria, esperando que a negociação entre eles e a Ford possa ser exitosa", afirmou Jerônimo Rodrigues.