O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) encaminhou ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes (PSD), nesta terça-feira (11), o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões de terra na Bahia, pelo Movimento dos Sem Terra (MST).
A solicitação para a instauração do colegiado conta, até o momento, com 28 assinaturas, mais do que as 21 necessárias e previstas no regimento interno da Casa. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), até o momento, foram registradas 11 invasões de propriedades na Bahia.
"A CPI tem a função de investigar fato de relevante interesse público que afete a ordem constitucional, econômica ou social. É evidente que as invasões promovidas pelo MST têm prejudicado centenas de produtores rurais e suas famílias", disse Leandro.
"Além do mais, todos os fatos que ensejaram o requerimento para a instalação da CPI foram devidamente descritos. É também uma questão de segurança pública, interesse social e econômico, competência do Estado. Tudo o que queremos é transparência sobre o que está acontecendo", completou.