O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que está "batalhando" para levar a montadora chinesa BYD para o estado e ocupar a fábrica da Ford, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), que está fechada desde 2021.
Neste domingo (9), o petista fez uma visita a duas linhas de produção da empresa no país asiático. A primeira, na cidade de Hangzhou, em um espaço que produz ônibus 100% elétricos. Já a segunda ocorreu na cidade de Chengzhou, onde são fabricados carros de passeio com a mesma tecnologia. Juntas, as unidades fabricam mais de 400 mil veículos por ano.
Segundo Jerônimo, a possível vinda da BYD para a Bahia também será tratada em âmbito federal. "Nós vamos batalhar pra levar essas coisas pra Bahia (…) Essa semana agora o [presidente] Lula chega (…) a gente não tem esse controle da agenda do presidente mas vou compor a comitiva e nós teremos a oportunidade de acompanhar uma das reuniões que ele vai participar sendo uma delas a BYD. A intenção é que a gente feche um acordo pra que essa indústria seja instalada na Bahia. Nós vamos trabalhar pra isso", garantiu Jerônimo.