A Páscoa, em sua origem e simbolismo, é um momento de profunda reflexão para se tornar uma pessoa melhor e proporcionar o bem ao próximo. Tendo essa mensagem em mente, integrantes do Movimento Empresa Júnior estão se mobilizando para apoiar a Instituição Beneficente Conceição Macêdo. Uma atitude destacável, ainda mais quando se depara em uma realidade de escassez de solidariedade, segundo a Central Única das Favelas o número de doações caiu em 80% em todo o país.
Ao divulgar a pesquisa, o presidente da CUFA, Preto Zezé, explica que a queda nas doações no Brasil está relacionado com o fato das pessoas, após passado o auge da pandemia, acreditarem que a situação está melhorando naturalmente.
No entanto, a situação é a contrária. Com os efeitos da pandemia, a Bahia bateu recorde de pessoas em situação de pobreza. Segundo o IBGE, 46,5% da população baiana, ou 6,949 milhões de pessoas, podiam ser consideradas pobres. Isso significa que possuem um rendimento domiciliar per capita médio inferior a R$ 475 por mês.
Foi pensando em ajudar neste cenário que as empresas formadas por estudantes da Universidade Federal da Bahia se juntaram. "Queremos trazer uma diferença com o pouco que temos e com os meios que temos para fazer algo muito bonito e muito importante para nossa sociedade. Se você puder doe”, pediu Mércia Stanislau, uma das que lideram a ação por parte da ADV Junior, da Faculdade de Direito.
A Instituição escolhida foi a Conceição Macêdo, que começou a atuar em Salvador em 1989, desde então o IBCM passou a atender pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial aquelas com o HIV/AIDS. Fornecendo-lhes assistência, bem como desenvolvendo ações de prevenção e sensibilização social.
Até o dia 17 de Abril, os estudantes estão aceitando doações, via pix, para que possam comprar e reverte esse dinheiro em cestas básicas.
MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR
O Movimento Empresa Júnior busca trazer a vivência empresarial e prática do curso desde a Faculdade. As atividades não possuem fins lucrativos e são desenvolvidas pelos próprios estudantes, que possuem supervisão de professores orientadores.
"Nós temos a missão desenvolver líderes, escrever histórias e impactar a sociedade. Então, nossa missão tem três pilares e um deles, aqui na ADV, é impactar a sociedade principalmente através da educação, mas também buscamos impactar através de ações como essa", finalizou Mércia.
Além da empresa jurídica ADV Junior, outras também entraram nessa força-tarefa do bem. A Titan, de engenharia de computação; a Otimiza Consultoria Jr., engenharia de produção; a OPTIMUS Jr, engenharia de controle; e a Empresa Jr. ADM UFBA, de Administração.