Política

Lula comenta possibilidade de mudar a meta da inflação

O político ainda voltou a criticar o atual patamar da taxa de juros, que classificou como “incompreensível”.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (6) sobre a possibilidade de alterar a meta da inflação: 'Se a meta de inflação está errada, muda-se a meta'. O político ainda voltou a criticar o atual patamar da taxa de juros, que classificou como “incompreensível”.

“É no mínimo uma coisa não razoável de ser dita, porque se a meta está errada, muda-se a meta. Não é possível a gente imaginar que você possa estabelecer crédito com taxa de juros acima de 15, 16, 17, 18%. Tem gente pegando juro a 30% no mercado para fazer investimento […]. Vamos ter que discutir com muita clareza quando eu voltar da China a questão de uma política de crédito para pequena e média empresa, para cooperativas, para agronegócio, para agricultura familiar. Somente com a circulação de dinheiro é que a gente vai poder retomar o crescimento da economia” disse Lula no café da manhã com colunista.

O petista ainda mencionou uma declaração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de que, para cumprir a atual meta de inflação, a taxa básica de juros deveria ser de 26,5% ao ano, não os 13,75% vigentes.