Esta quinta-feira (6), foi comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Data separada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para fazer com que o mês de Abril seja pautado no estímulo à prática do esporte. Ainda mais no cenário atual em que, segundo a OMS, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. Já no Brasil, pelo menos 47% dos brasileiros são considerados fisicamente inativos.
Pensando em mudar este panorama, o clube de canoa, Kaiaulu, promove no próximo dia 16 de abril, a partir das 7h30, a 3ª etapa da competição Sprint Kaiaulu’Va, na Praia do MAM – Solar do Unhão. "É uma oportunidade promover um dia união entre o esporte e o lazer", declara Loren Lago, sócia e idealizadora do projeto.
O evento é um dia de festival e inclusão para difundir a prática da canoa havaiana, além de mostrar mostrar a importância e a leveza que a prática ao ar livre, em contato com a natureza pode trazer para as pessoas. "É muito gratificante estar promovendo o esporte com inclusão e a acessibilidade. De forma pioneira idealizamos o Sprint Kaiaulu’Va para que os atletas iniciantes se sintam motivados a continuar e se aprimorar, pois nós fazemos um balizamento entre as canoas, com iniciantes, intermediários e avançados", acrescenta Loren.
O evento que é voltado para todos os públicos, é divididoentre as categorias: masculina, feminina, mista, pessoas com deficiência (PcD) e infantil. Ou seja, uma forma de unir a canoa havaiana ao visual da Baía de Todos os Santos, mostrando que o esporte pode ser uma verdadeira terapia.
Ao final do campeonato, todos os atletas participantes ganharão medalhas, e os 1º, 2º e 3º lugar receberão seus devidos troféus. Ainda no local, será realizado o sorteio de uma canoa OC1 e remos personalizados. O evento contará também com a participação da banda de percussão Swing no Pelô e o DJ Beca que prometem agitar o público.