A páscoa é um período marcado por oportunidade e início de novos projetos também. Por isso, pequenos empreendedores apostam na inovação e planejamento para se destacar nas vendas diante das marcas já tradicionais do mercado.
Para ajudar neste período, o Sebrae presta serviço de apoio ao setor de alimentos e bebidas, orientações a esses novos produtores que possam querer aproveitar a data para empreender. “Esses períodos festivos são sempre uma boa janela para ficar atento. E o que a gente acompanha no Sebrae é que muitos começam a fazer ovos nesta oportunidade e continuam sua produção de doces ao longo do ano, encontram uma segunda fonte de renda”, explicou Francisco Barreto, Gestor de Território do Sebrae, em Salvador.
Um destes casos, de quem iniciou um novo projeto a partir da Páscoa, foi a confeiteira Lai Basañez, da Dulcie Confeitaria. “O primeiro lançamento da confeitaria foi na Páscoa de 2020. Eu sempre enxerguei a Páscoa como uma oportunidade para confeitaria sempre. É como se fosse o ovo de ouro, para se levantar uma renda extra e reinvestir na própria empresa”, comemorou a estudante de gastronomia.
Lai Basañez ainda indica que quem comece agora não tenha medo de errar, pois é inovando que se destaca no mercado. Além disso, sugeriu que as pessoas invistam no marketing, façam parcerias e busquem blogueiros para divulgarem. “Na minha primeira Páscoa eu vendi mais de 100 ovos. Eu nunca imaginei que isso seria possível. Para isso, eu coloco tudo no papel, todas as possibilidades, a palavra chave é organização e antecedência. E principalmente faço uma produção funcional. Por exemplo, as embalagens que encomendo, sempre customizadas para o cliente e com bom preço, eu tento comprá-las de um tipo que possa usar durante o ano para que, caso as vendas de ovos não tenha sido boa, eu não tenha prejuízo”, indicou.
Segundo o Sebrae, de fato o grande diferencial precisa estar, não só no sabor, mas embalagens e customizações. “São formas de chegar o mais próximo possível da experiência que promovem as grandes marcas. Ou seja, elas não ganham o público só pelo chocolate, mas sim por um brinde, por exemplo, que venham junto ao produto. E é individualizando a entrega que se conquista o que as marcas de produção em massa não conseguem entregar”, comenta o Gestor de Território do Sebrae.
O que os clientes buscam
Manuela Miranda, no caso dela, diferente do ano passado, a procura foi muito alta. Em 2023, a confeiteira se juntou com uma amiga para iniciar a Purdoux e conta qual o perfil de cliente deste ano. "Em comparação ao ano passado, as pessoas estão mais interessadas em comprar ovos artesanais, que os de mercado, afinal, temos muitas pequenas empresas aqui em salvador que estão trabalhando com isso", relata.
Já na Dulcie Confeitaria o destaque de vendas em 2022 foi o Crocantela: creme de ninho, nutella, brigadeiro belga com granulado belga da Cabullet e Kinder Bueno. Enquanto que neste ano os que estão disparados no gosto dos clientes são o Ferrero Rocher e o Ovo Encanto. O segundo é uma edição limitada em que tem Nhá Benta, Nutella e pedaços da Nutella.
Já no lado de quem compra, sabor e preço são as prioridades. "Comparo sempre os valores, e olhando o do mercado artesanal versus os ovos que vendem no mercado vejo que é basicamente o mesmo patamar. Mas os produtos caseiros são muito mais gostoso”, relata Daniela de Castro Oliveira, que também trabalha com produção de alimentos, na 'Delícias da Dani', mas opta por não investir na Páscoa já que não é o seu nicho de atuação.