Política

"Não podemos criar um espaço para guerra das espadas", lamenta prefeito de Cruz das Almas

O prefeito de Cruz, Ednaldo Ribeiro (Republicanos) se eximiu, nesta terça-feira (04), da possibilidade de ação diante da realização da tradicional guerra de espada.

Reprodução  Redes Sociais
Reprodução Redes Sociais

O prefeito de Cruz, Ednaldo Ribeiro (Republicanos) se eximiu, nesta terça-feira (04), da possibilidade de ação diante da realização da tradicional guerra de espada, realizada durante o São João da cidade. "Não podemos criar um espaço para guerra das espadas. Essa atividade está proibida pela justiça, mas sabemos que continuam praticando. Posteiormente iremos discutir uma possível regulamentação regulamentação", explicou Ribeiro em entrevista ao Programa Fora do Plenário, da Salvador FM.

Segundo o político, esse debate deveria ter sido feito anteriormente, agora essa cultura é praticada de modo disperso pela cidade, o que dificulta o monitoramente e fiscalização.

"A gestão anterior não se preocupou quando o Ministério Público começou a movimentação de proibir esta atividade. Poderia naquele momento fazer um acordo e ver a forma mais segura de abarcar essa tradição. Hoje a situação é mais difícil, com a proibição as pessoas seguem com a atividade, mas de modo ilegal, e não podemos fazer muito, apenas fiscalizar", ponderou.

São João

Cruz das Almas realizou seu lançamento do São João da cidade no último dia 01 de Abril. No entanto, a oposição criticou o fato do evento de divulgação ter sido realizado em Salvador. "Faz parte da oposição criticar mas foi um grande sucesso nosso lançamento em Salvador, principalmente, para a imprensa noticiar e atrair turistas para nossa cidade", opinou Ribeiro.

O político ainda destacou não só a parte de entretenimento, mas a importância social do evento. "O retorno para cidade é sempre muito grande. Ano passado trouxemos para o principal circuito quase 600 mil pessoas, geramos emprego. E assim será mais um ano, trabalhadores vivem o ano inteiro com os recursos conquistados no período. Vamos mostrar a alegria do cruzalmenses para o mundo e fazer o melhor São João da Bahia", acrescentou.

Entre as atrações confirmadas estão Wesley Safadão, João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Xand Avião, Solange Almeida, Santanna O Cantador, Bell Marques, Bruno e Marrone, Vitor Fernandes, Adelmário Coelho e Limão com Mel. Para o prefeito "tem para todos os gostos, de forró a arrocha, venha para Cruz".

Além da grade do evento, Ribeiro disse que os turistas buscam Cruz por conta da boa estrutura do município. "A estrutura de Cruz das Almas é diferente, a cidade sempre lota e comporta bem. Por isso que sempre voltam, pessoas alugam suas casa, os empresários da rede hoteleira já encheram seus hotéis pela confiança que os turistas possuem em nossa estrutura", finalizou. 

Assista ao programa na íntegra