Política

Projeto de Lei institui que maternidades orientem mães sobre doação de leite materno

"Muitas mães tem uma boa produção de leite e até tem vontade de doas mas nunca tiveram acesso à informação de como faze-lo"

Agência Brasília
Agência Brasília

Projeto de Lei do vereador Gordinho da Favela propõe a obrigatoriedade das maternidades particulares orientarem sobre a amamentação. Além disso, o pl divulgado no diário oficial desta quarta-feira (29), propõe ações de conscientização que promovam um estímulo a doações para os bancos de leite de Salvador. 

"Muitas mães tem uma boa produção de leite e até tem vontade de doas mas nunca tiveram acesso à informação de como faze-lo, por isso, o objetivo da proposição é garantir essa informação ainda na maternidade, desta forma melhorando a situação de disponibilização do banco de leite aos bebês que necessitam", defendeu o vereador.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, o aleitamento materno exclusivo (Ame) alcança 45,8% dos bebês com até seis meses. Dentre os benefícios está a ajuda na flora intestinal, no metabolismo, no desenvolvimento cognitivo, cerebral e imunológico do bebê. Além disso, é só no leite materno que há a presença de proteínas de células de defesa que aumentam a imunidade da criança e a presença de lactoferrina, que será responsável na melhor absorção de ferro.