Política

Confira as pautas prioritárias dos prefeitos baianos durante Marcha a Brasília

Edição deste ano tem como tema "Pacto Federativo: um olhar para o futuro".

Divulgação/UPB
Divulgação/UPB

Prefeitos de diversas cidades da Bahia já estão em Brasília onde, nesta segunda-feira (27), participam da abertura da 24ª Marcha em Defesa dos Municípios que, nesta edição, tem como tema "Pacto Federativo: um olhar para o futuro”.

Ao todo, de acordo com a União dos Municípios da Bahia (UPB), a comitiva que partiu do estado contabiliza cerca de 800 participantes inscritos, entre prefeitos, prefeitas, vereadores e secretários municipais.

Entre as pautas da Bahia que devem ser abordadas no encontro, estão: a aprovação da PEC 14/2022, que reduz a alíquota patronal do INSS dos municípios para a metade; o reajuste da Tabela do SUS, que não sofre reajuste desde 2010; e o fortalecimento dos consórcios, para expor a bem sucedida experiência baiana com os consórcios e propor parceria com o governo federal.

“Sabemos que a Marcha é o grande momento nacional que evidencia as pautas municipalistas e, como já é tradição, os prefeitos e prefeitas da Bahia vão formar a maior bancada. Será uma marcha histórica porque temos um novo governo federal que já mostrou interesse em ouvir as nossas necessidades”, disse o presidente da UPB, prefeito Quinho (PSD), da cidade de Belo Campo.

Reunião com bancada

Durante a Marcha, que se estenderá até a próxima quinta-feira (30), ocorrerá a tradicional reunião, realizada pela UPB, entre os prefeitos e prefeitas do estado com os deputados e senadores que fazem parte da bancada baiana no Congresso Nacional. Este ano, o evento acontecerá na quarta-feira (29), às 19h30.