Bahia

Solicitação de empréstimo na Bahia para despesas com a casa sobe; enquanto que para empreender cai

Só no último mês, as solicitações de crédito para esta finalidade representaram 12,7%, enquanto nesse mesmo período do ano passado ficou em 8,8%, um aumento de 44%.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Baianos estão pedindo mais empréstimos para conseguir custear o básico: as depesas com a casa, como para fazer uma mudança, reforma ou compra de novas mobílias. Só no último mês, as solicitações de crédito para esta finalidade representaram 12,7%, enquanto nesse mesmo período do ano passado ficou em 8,8%, um aumento de 44%.

Os dados foram levantados pela Provu, fintech de soluções financeiras, que ainda apontam para um decrécimo na busca por dinheiro quando se fala em tentar uma nova oportunidade, empreendendo por conta própria. Em fevereiro do ano passado, essa categoria foi responsável pela metade das requisições de crédito (50,9%), e no último mês ficou em 40,9%.

"Apesar de os pedidos voltados para o empreendedorismo caírem de 51% para 41% por cento essa segue sendo a maior razão de pedidos no estado. Os pedidos para pagamentos de dívidas tiveram uma leve queda no último ano, de 21,03% para 20,07%. O que pode dizer que é relativamente estável", explicou Cristiane Nunes, Gerente de Política de Crédito da Provu, sobre esta leve queda nos pedidos de empréstimo para gastos como com o cartão de crédito e cheque especial.