Deputado estadual eleito para o segundo mandato, Eures Ribeiro (PSD) não pretende passar muito tempo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Essa semana o parlamentar anunciou que em 2024 deve disputar a prefeitura de Barreiras, no Oeste do estado.
Ele terá, no entanto, um grande desafio pela frente. Em 2022, quando elegeu-se para a AL-BA, Eures teve menos de 500 votos no município – 473, para ser exato.
Ele ficou atrás de 15 nomes, como Carol dos Animais, José de Arimateia e Antônio Henrique Júnior – que levou 11 mil sufrágios no município.
Eures terá de enfrentar ainda o bolsão de conservadorismo que existe na região. Ele, extremamente ligado ao governos petistas na Bahia, vai disputar voto na cidade onde 36% do eleitorado escolheu Jair Bolsonaro (PL) na eleição passada, no primeiro turno.
Pesa ainda contra Eures outro fator: ele foi prefeito de Bom Jesus da Lapa. Apesar da boa avaliação, a cidade fica 350 km distante de Barreiras. Espaço suficiente para que seus feitos se percam no caminho.