O Programa Corra pro Abraço, ação que visa a redução de riscos e danos para populações vulneráveis do Estado da Bahia, conta com investimento de R$13 milhões para a ampliação das ações. Durante o evento de lançamento do ato, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis explicou a nova estratégia.
“Ampliamos o número de atendimento. São mais de 30 mil atendimentos que incluem encaminhamento de cidadania para a retirada de documentação e ações integradas com outras políticas como a política de saúde, ampliar as ações de busca ativa na área da assistência social para a inclusão dessas famílias em programas sociais, como por exemplo o Bolsa Família, e também ações na área das interlocuções de justiça com a perspectiva dos Direitos Humanos, a formação, capacitação e encaminhamento profissional… Tudo isso para perspectiva da política de redução de riscos e danos”, detalhou Fabya.
Atualmente o programa atende cerca de 3.500 mil pessoas e, com a ampliação, o número pode chegar a 6 mil. O objetivo principal é levar à população vulnerável uma condição digna de vida e orientar na retirada da documentação e assegurar a segurança nutricional. Além disso, há um esforço voltado para a diminuição do estigma voltado para a população de rua.
“Queremos justamente fazer esse grande debate com a sociedade. O problema existe e precisa ser enfrentado pela política pública e também debatido de maneira pedagógica e educativa com a sociedade”, garantiu a secretária.