Bahia

Com foco na mobilidade urbana, Bruno Reis detalha investimento bilionário em Salvador; confira obras

Anúncio aconteceu em entrevista coletiva nesta quarta (15)

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), detalhou o investimento de R$1 bilhão em obras na capital baiana. O foco principal é em mobilidade urbana, setor que segundo o gestor municipal “a cidade precisa tanto”.

“Nós já fizemos obras importantes de mobilidade. Quando inauguramos cinco novas vias nos bairros, entregamos o complexo Rei Pelé, cruzamento da Vasco da Gama com a Garibaldi, o Complexo Tatti Moreno que é a trincheira da Magalhães Neto, entregamos a duplicação da ponte Camarajipe, que é a ligação Shopping da Bahia/Paralela, que melhorou muito aquela área do novo centro comercial da cidade”, detalhou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (15).

Bruno destacou ainda que há outras obras que já estão em curso. “A duplicação do pontilhão Marcos Freire,ali também na região da Tancredo Neves, aberturas de vias nos bairros e vamos iniciar outras que nós anunciamos aqui, principalmente para melhorar aquele complexo da Rótula do Abacaxi. Quando foi implantada a via metropolitana, com o tempo foi se mostrando a necessidade de novas intervenções. Então, um novo acesso do Bonocô para o Cabula, que vai facilitar a chegada naquela região da cidade, principalmente quem vem da Barros Reis para ter acesso ao Bonocô”, contou.

O gestor municipal destacou ainda que há outras obras que estão sendo planejadas e que vão ser anunciadas no momento certo. “O viaduto do Shopping da Bahia, o viaduto do DETRAN, e um outro mergulhão ali em frente ao shopping Bela Vista que vai aumentar ainda mais o trânsito naquela região da cidade pela construção de uma grande loja da Leroy que já está sendo construída. A prefeitura está fazendo mais essas outras intervenções e todas essas obras vão fazer com que Salvador avance para cima da cidade com a melhor mobilidade de todo Brasil”, garantiu.

FINANCIAMENTO

Segundo ele, o valor abrange os editais, inaugurações e entregas que já foram ou ainda serão realizadas. Bruno afirma que parte das obras tem financiamento externo, mas que 70% delas estão sendo realizadas com recursos próprios da prefeitura.

“Parte desses recursos, em especial as obras do programa Mané Dendê, tem financiamento externo, uma operação de crédito que nós contraímos lá atrás para ajudar a custear 50% dos investimentos que estão sendo feitos em toda infraestrutura, em toda a requalificação dos bairros, das regiões mais carentes da cidade, Rio Sena, Ilha Amarela, Praia Grande, Itacaré e Terezinha. Parte desse recurso é custeado pelo BID. Todos os outros investimentos são recursos próprios da Prefeitura de Salvador. Graças a Deus, ao longo dos últimos anos nós conseguimos conquistar a condição de caminhar com as próprias pernas, de realizar obras com recurso próprio. Então esse recapeamento asfáltico, as casas do Morar Melhor, a cobertura dos canais, o pacote de novas encostas que vão trazer proteção e segurança para as pessoas que moram em área de risco, a maioria desses recursos, quase 70% desse recurso, são recursos próprios da prefeitura, recursos que estão em caixas, assegurados e que nos permite poder fazer o anúncio com a segurança e com a garantia que eles vão acontecer”, disse o prefeito.